+de 320.000 seguidores no blog +de 43.000 seguidores no Instagram +de 29.000 seguidores no Facebook

O Partido Político

O Partido Político é uma organização ou associação política estável apoiada a uma ideologia determinada relacionada entre seus afiliados e seguidores, que aspira em algum momento o poder de uma nação para poder impor e desenvolver seu programa político. Basicamente, o partido político é um elemento fundamental na hora de organizar a vida política de um país, porque ele se encarrega de recrutar candidatos que ocupem cargos governamentais ou assentos legislativos, organizar o trabalho legislativo, articular e agregar preferências e dissidências aos cidadãos, formar governos, estabelecer acordos legislativos através da promoção de leis que são fundamentais para a vida em comunidade, entre as principais questões.

Cada partido político possui uma ideologia que apresenta claridade conceitual e atua como uma espécie de guia em suas ações políticas, no entanto, está composto pelos seguintes elementos: doutrina (conjunto de crenças válidas), teorias (sistematização explicativa, compreensiva e explicativa da realidade), plataforma (agrupamento dos principais problemas políticos, sociais e econômicos), programas (planos para atenuar esses problemas que se identificam nas plataformas) e slogans (lemas característicos do partido que são marcas registradas e os diferenciam dos demais ou de ideias parecidas, mas que possuem outros nomes).

No entanto, os partido políticos estão compostos por sete peças fundamentais: a liderança, que concentra o poder e as decisões; os candidatos, são aqueles potenciais que ocupam os cargos públicos e que surgem da eleição interna do partido; a burocracia ou corpo administrativo; os técnicos e intelectuais, aqueles especialistas e encarregados de assessorar permanentemente os dirigentes em temas específicos como economia, saúde; os militantes, que são aqueles membros que observam uma participação constante e ativa; os afiliados, são aqueles inscritos no partido e que contribuem para a manutenção do mesmo; e os simpatizantes, que participam internamente com contribuições, ideias e votos.


Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução deste material ou parte dele com fins comerciais sem prévia autorização da autora. Lei nº 9.610 de 19/02/1998, com alterações dadas pela Lei nº 12.853, de 2013.

Para usar como referência:

SOUZA NEVES, Regiane. A voz e a vez das mulheres na política: Conhecer para Transformar. Clube de Autores. 2ª edição. São Paulo, 2022. ISBN: 978-65-5392-366-9