Entendendo a Deficiência Intelectual


Refere-se a padrões intelectuais reduzidos, significativamente inferiores à média, geralmente com manifestação antes dos 18 anos, e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, habilidades acadêmicas, segurança e autonomia. Podem apresentar comprometimentos de nível leve, moderado, severo ou profundo, de acordo com o grau de limitações.

Tipos de deficiência intelectual:

1) Síndrome do X frágil

A síndrome do X frágil é a causa mais comum de deficiência intelectual em todo o mundo. É uma condição genética causada por uma mutação — alteração na estrutura do DNA — no cromossomo X.

As pessoas nascidas com a síndrome do X frágil podem experimentar uma ampla gama de dificuldades físicas, de desenvolvimento, comportamentais e emocionais. No entanto, a gravidade pode variar de pessoa para pessoa. Alguns sinais comuns da síndrome do X frágil incluem: atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual, dificuldades na comunicação, ansiedade, TDAH e comportamentos semelhantes ao autismo, como bater as mãos, dificuldade nas interações sociais, no processamento de informações sensoriais, falta de contato visual e comportamentos repetitivos.

2) Síndrome de Down

A síndrome de Down não é uma doença, mas uma desordem genética que ocorre quando alguém nasce com a presença de três cromossomos 21 em seu DNA, ao invés de dois. A síndrome de Down é o distúrbio genético cromossômico mais comum e a causa de distúrbios de aprendizagem em crianças. Pessoas com síndrome de Down podem ter características físicas e de desenvolvimento comuns, além de uma incidência maior que o normal de problemas respiratórios e cardíacos. As características físicas associadas a síndrome de Down incluem: leve inclinação ascendente dos olhos, rosto arredondado e baixa estatura. As pessoas também podem ter algum nível de deficiência intelectual e de aprendizagem, mas isso varia muito em cada caso.

3) Atraso no desenvolvimento

Quando uma criança se desenvolve mais lentamente em comparação com outras da mesma idade, pode ser um sinal de atraso no desenvolvimento. Neste caso, uma ou mais áreas do desenvolvimento podem ser afetadas, incluindo a capacidade de locomoção, comunicação, aprendizagem e interação com outras crianças. Às vezes, as crianças com atraso no desenvolvimento podem não falar e se comportar de maneira apropriada para a idade, mas podem progredir à medida que crescem. Para outros, o atraso no desenvolvimento pode se tornar mais significativo ao longo do tempo e afetar o aprendizado e a educação.

4) Síndrome do álcool fetal

A síndrome do álcool fetal refere-se a condições causadas pela exposição do feto ao álcool. Quando uma mulher está grávida, o álcool cruza a placenta da corrente sanguínea da mãe para a do bebê, expondo-o a concentrações semelhantes às da mãe. Os sintomas variam muitas vezes, mas podem incluir características faciais distintas, deformidades das articulações, danos em órgãos como coração e rins, crescimento físico lento, dificuldades de aprendizado, falta de memória e discernimento, problemas comportamentais e habilidades sociais precárias. Muitos casos são diagnosticados como autismo ou TDAH, pois os sintomas e sinais são semelhantes. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que as futuras mães ou as que planejam engravidar devem se abster completamente de álcool.

Causas da Deficiência Intelectual:

Às vezes, a deficiência intelectual é causada por um fator ambiental ou outras causas, que podem ser bastante variadas como: Problemas durante a gravidez, como infecções virais ou bacterianas; Complicações no parto; Exposição a toxinas como chumbo ou mercúrio; Doenças como meningite e sarampo; Desnutrição; Exposição ao álcool e outras drogas; Trauma e outras causas desconhecidas.

Dicas de Relacionamento e Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual: 

A pessoa com deficiência intelectual deve ser tratada com respeito e dignidade, assim como qualquer cidadão gostaria de ser tratado; Não a ignore durante uma conversa: cumprimente-a e despeça-se dela, como você o faria com outras pessoas; Não tenha receio de orientá-la quando perceber situação duvidosa ou que possa colocá-la em risco. A pessoa com deficiência intelectual necessita de uma orientação clara, mas não a superproteja, deixe que ela tente fazer sozinha tudo o que ela puder; Não reforce ou incentive atitudes e falas infantis, elogios desnecessários no diminutivo, como se conversasse com uma criança. Se for criança, trate-a como criança. Se for adolescente, trate-o como adolescente, e, se adulto, trate-o como adulto; Não subestime sua inteligência; A pessoa com deficiência intelectual tem um tempo diferenciado de aprendizado e pode adquirir muitas habilidades e conhecimentos, além de compreender normalmente a sua realidade. Ofereça informações em linguagem objetiva, com sentenças curtas e simples; A pessoa com deficiência intelectual compreende normalmente a sua realidade. Valorize suas potencialidades e não supervalorize suas dificuldades.

Algumas dicas para inclusão do aluno com Deficiência Intelectual na sala de aula:

Uma das maneiras mais fáceis de dar sentido ao aprendizado é relacioná-lo com a própria vida do aluno. Ou seja, antes de começar a planejar sua aula, entenda sobre o modelo de aprendizagem, é importante ressaltar que as pessoas aprendem de maneiras diferentes. Algumas aprendem melhor vendo, outras ouvindo, algumas até pelo toque. Saber qual o melhor modelo de aprendizado do seu aluno com deficiência intelectual é fundamental. Com base no que você sabe sobre seu aluno, do que ele gosta e não gosta, do que é importante para ele e o que não é importante, escolha algo para trabalhar uma emoção agradável com ele. Outro ponto importante é dar significado. Alunos com deficiência intelectual irão prestar mais atenção em coisas que fazem sentido para eles.

Por exemplo, se você precisa ensinar o aluno a juntar sílabas para formar uma palavra, use palavras que já fazem parte do vocabulário dele e que ele saiba o que ela representa. 

Outra dica importante, alunos com deficiência intelectual devem ter reforço positivo mais do que os outros alunos. Reforço positivo é, por exemplo, um elogio, um “muito bem, você acertou”, palmas, abraços, uma bala, e por aí vai.

No brincar e jogar, diversos aspectos são estimulados, desenvolvidos ou aperfeiçoados: a criatividade; a memorização; a cooperação e a solidariedade; a concentração; a linguagem; a motivação; a aquisição de conceitos; a motricidade; a capacidade de discriminar, julgar, analisar, tomar decisões e aceitar críticas; a competitividade; a socialização; a confiança em si e em suas possibilidades; o respeito às regras e o controle emocional. Por isso, brincar e jogar devem ser atividades constantes na rotina escolar.

Muitas crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual tem um hiperfoco, ou seja, algum tema que gostam muito. Utilize isso a favor da aprendizagem. Por exemplo, quando uma criança gosta muito de animais, utilize este tema nos conteúdos estudados. Geralmente, os temas são transversais e podem ser utilizados em todas as disciplinas. 


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Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Inclusão Escolar - Soluções Educacionais. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 1ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-266-1262-0)