+de 318.000 seguidores no blog +de 43.000 seguidores no Instagram +de 29.000 seguidores no Facebook

Autismo e Implicações Educacionais

Os profissionais que atendem as pessoas pertencentes ao espectro autístico necessitam compreender as peculiaridades envolvidas na maneira como elas veem e vivem o dia-a-dia. 

A troca de experiências entre a saúde e a educação deve se tornar uma constante parceria. Somente desta maneira, os 15 problemas serão solucionados de maneira harmoniosa e eficaz. Existem alguns sinais chamados sinais de risco ou alerta para os quais devemos estar atentos no desenvolvimento infantil. 

São eles: 

  • Reduzida manutenção do contato visual; 
  • Atraso na aquisição da linguagem; 
  • Não responder ao ser chamado pelo nome, parecendo surdo; 
  • Risos e movimentos pouco apropriados e repetitivos, constantemente ou quando entusiasmado;
  • Manipulação de dedos ou mãos de forma peculiar; 
  • Repetição constante, para si mesmo, de frases e conteúdos que ouvem de diálogos, desenhos animados, filmes, documentários, etc;  
  • Produção frequente de vocalizações sem uso funcional; 
  • Isolamento social, interagindo menos do que o esperado para crianças da sua idade; 
  • Preferência por interações com adultos, conversando por muito tempo sobre tópicos avançados para a sua faixa etária; 
  • A intenção comunicativa e a interação ocorrem preferencialmente para suprir as suas necessidades e/ou explanar os tópicos de seu interesse;
  • Manipulação de objetos e brinquedos de maneira não habitual; 
  • Presença de respostas anormais a barulhos e tato; 
  • Prejuízo da crítica em relação a situações de perigo; 
  • Capacidade de imaginação, fantasia e criatividade reduzidas; 
  • Interesses específicos muito exagerados, que comprometem as interações sociais com colegas;
  • Rigidez no comportamento e rotinas; 
  • Dificuldades para realizar atividades nos livros e apostilas impressas.


Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução deste artigo ou parte dele sem prévia autorização da autora. Lei nº 9.610 de 19/02/1998, com alterações dadas pela Lei nº 12.853, de 2013. 

Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Transtorno do Espectro Autista: Conhecer, Diagnosticar, Intervir e Orientar. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 3ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-5392-356-0)