Autismo e Ecolalia


O desenvolvimento da linguagem é um assunto extenso, complexo e que envolve vários fatores. Assim, não há respostas absolutamente prontas e corretas para todo e qualquer caso. Quando se diz que cada caso é único ou deve ter suas particularidades respeitadas, é disto também que estamos falando. 

A ecolalia pode ser definida como a repetição da fala de outra pessoa, como repetição de palavras e frases. Ecolalia é um distúrbio de desenvolvimento da fala e da linguagem. A criança fica repetindo o que acabou de dizer ou então o que o interlocutor acabara de expressar através da comunicação verbal. 

Considerando que cada pessoa com autismo demonstra uma particularidade, dentro das variações reconhecidas do TEA, o primeiro passo dos terapeutas é identificar o que será tratado. Portanto, isto significa que a intervenção a ser proposta deve se pautar na individualidade de cada um. No caso da ecolalia, os especialistas trabalham de maneira que as formas pré-simbólicas conversacionais (como o grito, por exemplo) sejam diminuídas ou eliminadas. 

Os exercícios em questão visam ao desenvolvimento de mecanismos conversacionais de comunicação. Importante ressaltar que para aquelas pessoas cuja fala (verbal) é uma habilidade existente, a intervenção passa a ser direcionada no desenvolvimento da compreensão e expressão verbal. Tudo isso é feito para motivar a autonomia e a independência da criança na hora de se comunicar. Vale dizer que os terapeutas também podem encontrar bases, programas ou ciências reconhecidas pela comunidade médica como a ABA (Análise do Comportamento Aplicada), TEACHH (Programa de Autismo) e o PECS (Picture Exchange Communication System). 


Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução deste artigo ou parte dele sem prévia autorização da autora. Lei nº 9.610 de 19/02/1998, com alterações dadas pela Lei nº 12.853, de 2013. 

Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Transtorno do Espectro Autista: Conhecer, Diagnosticar, Intervir e Orientar. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 3ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-5392-356-0)