A disciplina de empreendedorismo vem sendo incentivada nas instituições educacionais públicas e privadas como essencial, tanto no nível da educação básica, como em cursos profissionalizantes e cada vez mais vem ganhando espaço dentro das salas de aulas, de todos os níveis.
O empreendedor está em qualquer área e não somente na pessoa que abre uma empresa; pode ser empreendedor o pesquisador, o funcionário público, o empregado de empresa privada, os políticos, os governantes, o artista, o escritor, o poeta, os voluntários, desde que tenham motivação para empreender. A educação empreendedora vem ganhando força e crescendo em muitos países, com a proposta de atender às novas exigências de formação profissional e pessoal para uma sociedade em rápidas e contínuas transformações.
Justificativa Pedagógica e Fundamentação Legal:
LDB Nº 9394/96
PL 2.944/2021, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir os temas "empreendedorismo" e "inovação" nos currículos da educação básica e superior.
BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Para aprender a empreender, é necessário desenvolver inúmeras competências gerais e específicas, bem como habilidades previstas na BNCC para todos os ciclos escolares. O ensino na perspectiva da educação empreendedora é uma importante ferramenta para formar alunos protagonistas, aptos a agir diante de situações desafiadoras, que tenham habilidades para fazer uma leitura crítica de mundo, e possam tornar-se cidadãos atuantes, conscientes e solidários. O objetivo de trabalhar as competências empreendedoras previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é desenvolver competências para uma Cultura Empreendedora, o Projeto de Vida e o Mundo do Trabalho.
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução deste artigo ou parte dele sem prévia autorização da autora. Lei nº 9.610 de 19/02/1998, com alterações dadas pela Lei nº 12.853, de 2013.
Se usar cite a referência:
SOUZA NEVES, Regiane. Escola do Futuro: implantação e metodologia - Soluções Educacionais. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 1ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-266-1267-5)