A importância da Inclusão Escolar


Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação e preconceito. O público-alvo da educação inclusiva é composto por alunos com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno do espectro autista (autismo) e altas habilidades.  Atualmente, o principal foco da inclusão escolar são as crianças e jovens com deficiência, que normalmente apresentam algum tipo de deficiência física ou neurobiológica.

A educação é um direito de todo cidadão, estando garantida pela Constituição Federal. Por isso, indivíduos que apresentam deficiência física, intelectual, além de minorias étnicas, nômades, entre outros, devem ter acesso ao conhecimento acadêmico e poder frequentar escolas regulares. 

A inclusão na escola favorece a quebra de preconceitos sociais, bem como estimula a aprendizagem de modo mais colaborativo. Além do mais, os estudantes passam a se sentir acolhidos e motivados a desenvolver seu potencial ao máximo. 

Quando a escola atua de modo a favorecer a inclusão, os benefícios impactam toda a comunidade. Apesar disso, a inclusão na escola ainda é um desafio. É o que mostram várias pesquisas pelo mundo. 

Todo indivíduo tem direito à educação, como consta no art. 205 da Constituição. Além disso, o art. 208 ainda deixa claro que pessoas com necessidades especiais devem ter “atendimento especializado, preferencialmente na rede regular de ensino”. Dessa maneira, é preciso promover a inclusão na escola e adequar as metodologias de ensino, pois todos possuem capacidade para se desenvolver e merecem uma aprendizagem de qualidade.

Em primeiro lugar, para que a inclusão seja efetiva, é necessário que todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem conheçam as deficiências. 


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Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Inclusão Escolar - Soluções Educacionais. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 1ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-266-1262-0)