Sim, autistas podem mentir, como qualquer outra pessoa. Mas...
A mentira é uma habilidade social que exige abstração e conhecimento social e autistas podem ter dificuldades nas duas situações e estas são algumas das características centrais do autismo e talvez a principal responsável pelo "sincericídio, ou como dizem, falta de filtro pra falar com as pessoas". A falta de leitura do contexto social leva a falhas na elaboração de respostas adequadas em determinadas situações. Por isso, costuma-se dizer que autistas não mentem e que são totalmente verdadeiros.
Porém, mesmo tendo dificuldades para mentir, alguns autistas, independente da idade, podem mentir quando descobrem que esse artifício lhes traz vantagens. E é por isso que como qualquer outra pessoa, autistas mentem, inclusive com o passar do tempo é possível tornar essa prática frequente.
Além disso, autistas podem contar histórias fantasiosas, elaboradas com muitos detalhes, mas que não são reais. Essas histórias podem ser tão recorrentes e as vezes estranhas que os pais chegam a sofrer com a possibilidade de esquizofrenia.
Entender o autismo é muito complexo, mas com carinho, amor e empatia, tudo é possível.