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Educação com significado

Sendo os meus 10 princípios para uma educação transformadora transversais à sociedade, a sua inserção no currículo requer uma abordagem transversal, tanto nas áreas disciplinares como em atividades e projetos, desde a educação pré-escolar ao ensino médio, obedecendo a faixa etária dos alunos, seu desenvolvimento, sua maturidade para assimilar os conteúdos e a parceria com as famílias.

Estes princípios não constituem, contudo, guias ou programas prescritivos, mas instrumentos de reflexão, orientação e apoio que, no âmbito da autonomia de cada estabelecimento de educação e ensino, podem ser utilizados e adaptados em função das opções a definir em cada contexto, enquadrando as práticas a desenvolver.

As diversas dimensões da educação para o futuro já são objetos de pesquisa por muitos especialistas. Inclusive, debates, fóruns e congressos estão acontecendo pelo mundo.

Ler, escrever, interpretar e calcular promovem a reflexão e favorecem um raciocínio lógico. Aprender sobre história, artes, geografia, ciências e tantos outros assuntos continuam e continuarão fazendo parte do currículo. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. Além de questionar e formular argumentos bem fundamentados sobre o passado, o presente e o futuro.

Nesse contexto, a aprendizagem deve ser ativa e significativa, onde o professor poderá apoiar-se nas diversas metodologias para alcançar junto com seu aluno o sucesso escolar.

Deixando para trás as práticas passivas e com pouca interação empregadas em sala de aula durante muito tempo, as metodologias ativas estimulam a autonomia e a independência dos estudantes.

Proporcionar um ambiente de aprendizagem em que há oportunidade para todos os alunos de pensar e interagir com o material de estudo é essencial para promover uma educação transformadora.

As metodologias ativas de aprendizagem são técnicas pedagógicas que se baseiam em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. Ou seja, são metodologias menos baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades de forma personalizada. O intuito é que o conhecimento possa realmente se firmar nas mentes dos estudantes.

Nos modelos convencionais, as aulas expositivas colocam o professor como o centro do ensino, passando o conteúdo enquanto os alunos absorvem tudo de maneira passiva.

Geralmente, essa abordagem é responsável pelo desinteresse e maior dificuldade de assimilação.

Dessa forma, a aprendizagem ativa dá um salto na relação entre professores e alunos, que, neste formato, são estimulados a tomarem a frente, com maior interação e independência, participando ativamente do processo.

Essa é a importância das metodologias ativas de aprendizagem. Essas abordagens, é claro, podem seguir diferentes linhas de pensamento e de prática.


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É proibida a reprodução deste artigo ou parte dele sem prévia autorização da autora. Lei nº 9.610 de 19/02/1998, com alterações dadas pela Lei nº 12.853, de 2013.

Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Escola do Futuro: implantação e metodologia - Soluções Educacionais. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 1ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-266-1267-5)