O que é AUTISMO: causas, identificação, avaliação e reavaliação



O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico caracterizado por déficits nas interações sociais e na comunicação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento.

Embora uma causa específica de TEA não seja conhecida, a pesquisa atual vincula o autismo a diferenças biológicas ou neurológicas no cérebro. Acredita-se que o autismo tenha uma base genética, embora nenhum gene isolado tenha sido diretamente ligado ao distúrbio. Os pesquisadores estão usando tecnologia avançada de imagem cerebral para examinar fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do autismo. As ressonâncias magnéticas (Ressonância Magnética) e PET (Positron Emission Tomography) podem mostrar anormalidades na estrutura do cérebro, com diferenças celulares significativas no cerebelo.

Estar armado com informações sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA) ajuda as famílias a se sentirem mais confortáveis ao enfrentar novos desafios. Algumas famílias precisam saber por onde começar quando um membro da família foi diagnosticado recentemente. Outras famílias enfrentam dificuldades inesperadas, à medida que seus entes queridos com TEA aprendem a viver efetivamente em casa, na escola ou na comunidade. Dedicamo-nos a apoiar as famílias, tornando as informações e os recursos mais facilmente disponíveis.

Precisamos discutir e refletir a complexidade das avaliações de diagnóstico para crianças e adultos no espectro do autismo, identificar e descrever tratamentos eficazes e destacar a importância do julgamento profissional e do uso de dados para orientar as decisões de tratamento. 

Estudos demonstram que a identificação precoce dos sinais e dos sintomas de risco para o desenvolvimento do TEA é fundamental, pois, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores são os resultados em termos de desenvolvimento cognitivo, linguagem e habilidades sociais. Embora seja comum aos pais perceber alterações no desenvolvimento de seus filhos, antes dos 24 meses, muitas vezes demoram em procurar por ajuda especializada, por isso, os profissionais da saúde e educação tem um papel fundamental na identificação inicial dos sinais e sintomas de risco para o TEA.

O Projeto Terapêutico deve ser elaborado pela equipe multiprofissional de referência e é instrumento necessário ao tratamento de crianças, adolescentes e adultos com TEA, pois permite avaliar e intervir conforme a necessidade de cada um, nas diferentes fases da vida. O tratamento deve ser realizado através de um trabalho em equipe, com profissional de referência e contribuição coletiva para a construção do projeto terapêutico sempre tendo como princípio norteador do cuidado a integralidade da atenção. Embora no TEA haja aspectos comuns em três áreas principais – como déficit no repertório de interações sociais, de comunicação e nos padrões de comportamentos restritos e repetitivos – o quanto e como cada uma destas áreas está prejudicada é um aspecto muito particular de cada indivíduo. Um projeto terapêutico individualizado é recomendado por diversos estudos e documentos com diretrizes especializadas (Ministries of Health and Education of the New Zealand, 2008; Missouri Department of Mental Health, 2012; National Collaborating Centre for Women’s and Children’s Health, 2011; New York State Department of Health, 1999). Para orientar o tratamento, serão estabelecidos os objetivos a serem alcançados com os quais visam descrever aspectos gerais, norteadores para o tratamento individualizado.

Cada fase do desenvolvimento possui necessidades específicas e estas devem ser respeitadas. Recomenda-se que, antes do planejamento do Projeto Terapêutico, uma avaliação detalhada e minuciosa seja realizada, conforme as orientações discutidas anteriormente.

Reavaliações periódicas são importantes para a adequação da terapêutica às novas necessidades do indivíduo, bem como verificar quais as abordagens têm melhores resultados para cada um.


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Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Transtorno do Espectro Autista: Conhecer, Diagnosticar, Intervir e Orientar. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 3ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-5392-356-0)