+de 318.000 seguidores no blog +de 43.000 seguidores no Instagram +de 29.000 seguidores no Facebook

Dra. Regiane, presidente nacional ABRAPEE e diretora geral do CEADEH, participa de 7° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet

A necessidade de abordar temas que auxiliem na transformação da Internet em um ambiente responsável, ético e seguro para crianças e adolescentes se torna cada dia maior.

Pensando nisso, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promoveram em 16 de agosto de 2022, em São Paulo/SP, mais uma edição do Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet.

O evento foi voltado aos educadores, coordenadores, dirigentes escolares, pais e demais interessados que buscam informações e orientações sobre o papel da escola, da família e toda sociedade na educação de crianças e adolescentes sobre o uso da Internet, e foi correalizado pelo Instituto Alana, pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI FGV Direito SP) e pela Safernet Brasil.

A programação contou com transmissão hibrida (presencial e on-line) com os seguintes temas:

  • Como estimular a cidadania digital na comunidade escolar: boas práticas para uso da tecnologia e o que diz a legislação para infrações
  • Práticas manipulativas na Internet e seus impactos sobre crianças e adolescentes
  • Responsabilidade das plataformas diante de crianças e adolescentes
  • Caminhos para uma conectividade significativa: como novas dinâmicas de acesso à Internet impactam as práticas online e o bem-estar de crianças e adolescentes?
  • Conectando espaços: as escolas como estratégia de construção de espaços físicos e virtuais democráticos
  • Proteção on-line para crianças e adolescentes
  • Cocriação e protagonismo nas ações de prevenção e educação

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br         

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br    

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.