10º princípio: Educação para as Relações Familiares e Sociais

A escola que toma como objeto de preocupação levar o aluno a querer aprender precisa ter presente a continuidade entre a educação familiar e a escolar, buscando formas de conseguir a adesão da família para sua tarefa de desenvolver nos educandos atitudes positivas e duradouras com relação ao aprender e ao estudar. A existência da família no desenvolvimento da criança e do jovem resulta em contribuições dos relacionamentos no quadro do contexto social em que vivem. A família, independentemente de sua estrutura e religião é lugar de valiosos sentimentos, como a lealdade, afeto, confiança, respeito, solidariedade, proteção e amor. Sendo assim, a família segue aspectos obedecendo os objetivos da afetividade e estabilidade humana para que crianças e jovens cresçam com princípios e propósitos.

A parceria entre a família e a escola na formação de crianças e jovens é a base para um desenvolvimento integral bio-psico-social.


Justificativa Pedagógica e Fundamentação Legal:

LDB Nº 9394/96

Art. 32. inciso II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; inciso III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; inciso IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o início da Educação Infantil significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças do contexto familiar. Esta é uma das características que tornam a relação da escola de Educação Infantil com as famílias em uma relação de muita proximidade. No Ensino Fundamental, propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando atividade que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares.


Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução deste artigo ou parte dele sem prévia autorização da autora. Lei nº 9.610 de 19/02/1998, com alterações dadas pela Lei nº 12.853, de 2013.

Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Escola do Futuro: implantação e metodologia - Soluções Educacionais. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 1ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-266-1267-5)