Uma das principais reivindicações dos alunos é a possibilidade de modificar seu próprio processo de aprendizagem, escolhendo as disciplinas que realmente desejam aprender. No entanto, ainda haverá a necessidade de frequentar as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular.
Muitas escolas já aplicam em suas grades curriculares algumas disciplinas optativas, como programação, escrita criativa e outras que ajudam o jovem no desenvolvimento de novas habilidades e, até mesmo, na escolha da sua carreira profissional.
Pensando nisso, pode ter a possibilidade das escolas do futuro se organizarem da seguinte forma:
Salas Ambientes
É uma sala de aula na qual dispõem-se recursos didático- pedagógicos que atendam um fim educacional específico. A ideia é fazer o aluno interagir com uma maior diversidade de recursos e materiais pedagógicos e ter mais condições de estabelecer uma relação entre o conhecimento escolar, a sua vida e o mundo.
Sendo assim, em cada sala terá uma disciplina com um ambiente totalmente adaptado para alcançar os objetivos dos assuntos propostos, os alunos se deslocarão para assistir as aulas da grade curricular.
Sala de Estimulação Sensorial
A Sala Sensorial estimula sentidos auditivos, visuais, táteis, olfativos e gustativos. Podem ter como equipamentos materiais orgânicos e também com auxílio de realidade virtual. Este recurso auxilia, inclusive, alunos com autismo e outros distúrbios ou transtornos.
Acessibilidade
Podemos definir a acessibilidade na escola como a adaptação de espaços e metodologias que visam a inclusão de pessoas com deficiência. Por isso, uma Escola do Futuro precisa ser projetada para atender a todos. Para alcançar os objetivos, é necessária a implantação de um currículo adaptado que atenda as particularidades de cada aluno. É necessário, adaptações na estrutura física para o atendimento de alunos, professores e toda comunidade escolar, pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, e para isso deve seguir com rigor as normas técnicas.
Espaço Maker
O espaço maker é um ambiente personalizado, que visa oferecer oportunidades para os estudantes colocarem a “mão na massa”. Nesse local, eles são incentivados a trabalhar a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais. É o famoso “faça você mesmo”.
Laboratórios de Ciências e Tecnologia
O laboratório é um espaço destinado a estudos e a pesquisas, e contém materiais, ferramentas e equipamentos próprios da área estudada. Um dos principais benefícios do laboratório escolar é aplicar a teoria estudada, fazendo com que os jovens testem conceitos e formulem ideias sobre determinado assunto. Por isso, o espaço geralmente é utilizado por disciplinas como Biologia e Matemática, mas também pode ser útil para outras áreas do conhecimento.
Ambiente Esportivo e Recreativo
O esporte educacional tem como função desenvolver a cultura esportiva, quando trabalhado de forma correta, desenvolvendo o cultivo de atividades lúdicas, educa os indivíduos para o uso pleno da cidadania, incentiva o conhecimento e o prazer pelo esporte.
A recreação é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor, linguístico e moral. Dentro de um contexto social, quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa.
Para alcançar estes objetivos, é necessária uma estrutura que comporte quadra, brinquedoteca, espaços lúdicos, piscina (se possível), brinquedos e equipamentos diversos.
Ambiente Artístico e Cultural
O estudo das artes auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades e competências que serão levadas da infância para a vida do indivíduo. Isso porque as artes têm a capacidade de trabalhar com a representação da realidade, de uma forma muito subjetiva e individual.
Para alcançar estes objetivos, é necessária uma estrutura que comporte teatro, sala de artes, sala de música, espaços lúdicos e equipamentos diversos.
Horta e Espaços Naturais
A horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual as crianças e os jovens têm contato direto com os processos da natureza, e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, das frutas e dos legumes. Os demais espaços naturais podem ser os jardins entre outros. A brincadeira diretamente com a grama e o contato com a terra podem ser formas muito eficazes de fortalecer o sistema imunológico das crianças, com os anticorpos que vão contribuir e muito para o seu crescimento. Além disso, o contato com a natureza contribui para: Incentivar o bem-estar físico e mental das crianças; Melhorar o processo de aprendizagem e o desempenho escolar; Estimular as habilidades socioemocionais e o convívio social. Criança que brinca ao ar livre é mais ativa e feliz.
Sala ambientada para prática de atividades da vida diária
A sala deve ser estruturada onde as tarefas simulam as mesmas de casa, por exemplo. Para desenvolver nos alunos habilidades e oportunidades de se conhecer e vivenciar os mais variados aspectos da vida e, com isso, a si mesmo e seu projeto de vida. Assim será possível atividades como culinária, organização de ambientes e dos próprios utensílios para uso da coletividade.
Os educadores também estimulam o interesse pelo saber, oferecendo meios para as crianças e os jovens realizarem suas próprias descobertas e desenvolverem o autodidatismo. O objetivo é estimular a responsabilidade social e também aumentar as ocasiões de ensino fora da sala de aula.
Enfermaria
O objetivo da enfermaria é atender pequenas queixas de dores, pequenos acidentes ou qualquer eventualidade que possa acontecer durante o período escolar. Nela estarão informações sobre a saúde do aluno, tais como, alergias, doenças pré-existentes, cirurgias prévias e medicamentos em uso.
A escola deverá manter pelo menos um enfermeiro ou técnico de enfermagem durante todo o período normal de aulas.
Ambientes Convencionais
O ambiente convencional escolar envolve todos os espaços de uma escola, passando pela entrada, corredores, salas de aula, banheiros, refeitório, quadras de esporte, direção, secretaria e outros lugares em que estudantes ou equipe escolar estejam presentes.
O ambiente escolar deve ser organizado com o objetivo de oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para o aluno em todas as fases, desde os primeiros anos da Educação Infantil até o final do Ensino Médio.
Turmas com quantidades reduzidas de alunos
O número de alunos nas salas de aula, a proporção de professores ou cuidadores por grupo de alunos e os tamanhos dos espaços disponíveis para eles são questões que sempre devem ser discutidas nos meios educacionais.
Uma Escola do Futuro precisa pensar nisso com muita ênfase e garantir o direito de aprendizagem e qualidade.
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Se usar cite a referência:
SOUZA NEVES, Regiane. Escola do Futuro: implantação e metodologia - Soluções Educacionais. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 1ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-266-1267-5)