Entendendo a Deficiência Múltipla


A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam intelectuais, físicas, distúrbios neurológicos, emocionais, linguagem e desenvolvimento educacional, vocacional, social e emocional. As deficiências múltiplas atrasam o desenvolvimento global da criança, dificultando sua aprendizagem e autonomia.

Diante desse quadro, a pessoa pode já nascer ou adquirir baixa visão e deficiência física ou intelectual, cegueira e distúrbios neurológicos, surdez e mobilidade física, entre outros, de níveis que vão de leve a severo no decorrer da vida.

Tipos de deficiência múltipla:

1) Física e psíquica

São exemplos dessa condição: (a) deficiência física associada à deficiência intelectual; (b) deficiência física associada a transtorno mental.

2) Sensorial e psíquica

Exemplificam essa condição: (a) Deficiência auditiva ou surdez associada à deficiência intelectual; (b) Deficiência visual ou cegueira associada à deficiência intelectual; (c) Deficiência auditiva ou surdez associada a transtorno mental.

3) Sensorial e física 

São exemplos dessa condição: (a) Deficiência auditiva ou surdez associada à deficiência física; (b) Deficiência visual ou cegueira associada à deficiência física.

4) Física, psíquica e sensorial 

São ilustrativas dessa condição: a) Deficiência física associada à deficiência visual ou cegueira e à deficiência intelectual; b) Deficiência física associada à deficiência auditiva ou surdez e à deficiência intelectual; c) Deficiência física associada à deficiência visual ou cegueira e à deficiência auditiva ou surdez.

Dicas de Relacionamento e Inclusão da Pessoa com Deficiência Múltipla: 

Para lidar com uma pessoa que tem deficiência múltipla, observe-a ou pergunte a quem a acompanha; O relacionamento se estabelece de acordo com as orientações já elencadas nos itens anteriores; Evite generalizações para se referir à pessoa com deficiência. Por exemplo, dizer que toda pessoa com síndrome de Down tem talento artístico ou toda pessoa com deficiência visual tem audição apurada. Nem todo cego sabe ler Braille. Nem todo surdo sabe Libras.

Algumas dicas para inclusão do aluno com Deficiência Múltipla na sala de aula:

Há o reconhecimento de que a Deficiência Múltipla agrega diferentes associações de deficiências, além do fato de nenhuma pessoa com múltiplas deficiências ser igual ao outro, sendo uma condição que afeta em maior ou menor intensidade o funcionamento individual e social dos sujeitos com essa deficiência. Sendo assim, cada pessoa tem um tipo de associação e cada uma delas desprende diferentes estratégias de possibilidades quanto ao aprendizado e desenvolvimento. 

A escola na vida da criança com deficiência múltipla tem papel fundamental e, dependendo da sua experiência, esse papel pode ser tanto positivo quanto negativo. Se as pessoas inseridas nesse meio não conseguirem desenvolver olhares acolhedores e de possibilidades, a trajetória se tornará cada vez mais difícil e, aparentemente, muitas vezes, impossível. 

Por este motivo, cabe ao professor e a orientação pedagógica definir estratégias de ensino e planos de desenvolvimento individualizado para este aluno.

Vale destacar que por motivo das deficiências associadas, se faz necessário também associar estratégias e ferramentas educacionais para alcançar os objetivos.


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Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Inclusão Escolar - Soluções Educacionais. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 1ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-266-1262-0)