+de 322.000 seguidores no blog +de 100.000 seguidores no Instagram +de 29.000 seguidores no Facebook

Autismo e a dificuldade de atender telefone



Algumas pessoas com autismo podem evitar atender ao telefone. Isso pode acontecer por vários motivos, como dificuldade de comunicação, sensibilidades sensoriais, ansiedade e medo de ser surpreendido com algo que não conseguirá responder prontamente.

Além disso, dificuldade em decifrar as intenções de alguém sem ver a pessoa, dificuldade em se expressar naturalmente, dificuldade em processar informações, dificuldade em controlar a fala, sensibilidades sensoriais, sobrecarga de estímulos, preocupação em discar o número errado, preocupação em não ter tempo suficiente para pensar antes de responder, preocupação em não conseguir desfazer o que já disse, preferência pela comunicação escrita como se comunicar por mensagem de texto, são alguns dos fatores que levam algumas pessoas com autismo preferirem não atender ligações telefônicas.

Imagina um adulto que ainda nem sabe que é autista, trabalhando em um telemarketing? No final do dia esta pessoa estará sobrecarregada, ansiosa e deprimida. Com o passar do tempo esses sintomas se tornarão patológicos com necessidade de tratamento terapêutico e medicamentoso.

Para aumentar a acessibilidade e a inclusão social dos autistas, é possível oferecer outras formas de comunicação. 

É importante saber que nem todos os autistas tem as mesmas dificuldades e características. Cada autista é único, assim como qualquer outra pessoa, tem experiências individuais e particulares e por isso, necessita de avaliação com especialista.

Tradutor