Psicanalistas, psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas de todo o Brasil, estão empenhados na Campanha Janeiro Branco.
O primeiro mês do ano – mês carregado de simbolismos, circunstâncias e características culturais peculiares – pode ajudar muitas pessoas a olharem para suas próprias condições psíquicas, emocionais e existenciais, suas disposições para a vida e para novos projetos. Pode, também, revelar as impotências e as dificuldades dessas mesmas pessoas em relação às condições em que vivem, pensam e sentem, funcionando, portanto, como uma espécie de lupa que amplia e revela as realidades objetivas e subjetivas em que estão vivendo (e aceitando viver).
Os objetivos da Campanha Janeiro Branco:
1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;
2 – Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;
3 – Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;
4 – Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!
Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?
1 – Incentivando-as a pensar: o ano mudou – vamos mudar de vida também?
2 – Convidando-as a entender: assim como os anos, a vida é feita de ciclos – devemos concluir aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos farão felizes!
3 – Fazendo-as perceber: a virada de ano é o momento simbólico que a humanidade criou para parar um pouco e pensar sobre si mesma – essa é uma boa hora para aproveitarmos o exemplo e fazermos o mesmo em relação as nossas próprias vidas!
4 – Encorajando-as a responder: Janeiro abre as portas de um novo ano para todos – será mesmo que precisamos repetir as escolhas ou condições do ano que passou e que nos impediram de ser, verdadeiramente, felizes?
5 – Motivando-as a calcular: um novo ciclo de 12 meses está se abrindo a nossa frente – há tempo de sobra para qualquer um de nós fazer por onde ser feliz e ajudar aos outros nessa tarefa.
Seja bem-vindo JANEIRO e traga novas expectativas para nossas vidas!
Dra. Regiane Souza Neves
* doutora e mestra em saúde mental com ênfase em psicanálise;
* neuropsicopedagoga;
* neuropsicóloga;
* psicopedagoga;
* psicomotricista;
* psicoterapeuta;
* pedagoga.
Clínica: Rua General Bittencourt, 196 - 8° andar - Edifício Pedra Verde - Centro Médico e Odontológico de Osasco. Atendimento com hora marcada. Informações e agendamentos pelo Whatsapp 932151900.