Os transtornos do neurodesenvolvimento
são uma categoria de condições que se manifestam precocemente no
desenvolvimento infantil e afetam o funcionamento pessoal, social, acadêmico e
ocupacional por toda a vida. Essas condições geralmente têm origens em fatores
genéticos e ambientais que impactam o desenvolvimento do cérebro, levando a
dificuldades em áreas como comunicação, aprendizado, comportamento e
habilidades motoras.
Os transtornos do neurodesenvolvimento
incluem:
- TDIs (Transtornos do
Desenvolvimento Intelectual) CID11-6A00;
- TDF/L (Transtornos do
Desenvolvimento da Fala ou da Linguagem) CID-11 6A01;
- TEA (Transtorno do Espectro
Autista) CID11-6A02 e demais códigos de classificação conforme subtipos (WHO
2021);
- TDA (Transtorno do
Desenvolvimento da Aprendizagem - altas habilidades/superdotação,
hiperlexia, dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia, dispraxia,
dislalia e disfasia) CID11- 6A03;
- TDCM (Transtorno do
Desenvolvimento da Coordenação Motora) CID11-6A04;
- TDAH (Transtorno de Déficit
de Atenção/Hiperatividade) CID11-6A05;
- TME (Transtornos do
Movimento Estereotipado) CID11-6A06;
- TOD (Transtorno Opositivo
Desafiador) CID11- 6C90 – classificado em Transtornos Disruptivos, do
Controle de Impulsos e da Conduta, no entanto pode estar relacionado a uma
comorbidade dos Transtornos do Neurodesenvolvimento;
- TPS (Transtorno de
Processamento Sensorial) sem classificação isolada no CID-11, no DSM-5
está dentro de padrões restritos e repetitivos de comportamento,
interesses ou atividades com a possível presença de Hiper ou
Hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos
sensoriais do ambiente relacionados ao paladar, olfato, tato, visão e
audição.
Cada um desses transtornos possui
características distintas, mas muitas vezes apresentam sobreposição de
sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico e o tratamento. Inclusive, pode
acontecer de no mesmo diagnóstico existirem transtornos associados, ou seja,
mais de um transtorno existente no indivíduo.
Não há exames médicos para diagnosticar
o transtorno, mas quando os pais se preocupam com os atrasos no desenvolvimento
das crianças, eles devem consultar um médico. Ele ou ela pode descartar várias
causas médicas em potencial, como problemas auditivos e visuais. Antes que uma
criança possa ser diagnosticada, ela deve ser avaliada por um especialista.
Essa pessoa pode ser um/uma psicóloga, psiquiatra, neuropsicopedagoga,
neuropsicóloga, neurologista pediátrica ou pediatra, psicopedagoga ou
neuropedagoga, no entanto não é qualquer profissional destes que é
especializado no diagnóstico e tratamento de crianças com transtorno do
neurodesenvolvimento, para ter um diagnóstico e um tratamento efetivo deve
procurar um especialista neste assunto.
O Transtorno do Neurodesenvolvimento
também causa variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na
coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de
agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses
de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como
observar determinados objetos, por exemplo. Dependendo do nível da gravidade
pode ter comprometida a fala e demais aspectos sensoriais.
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Se usar cite a referência:
SOUZA NEVES, Regiane. Transtorno do Espectro Autista: Conhecer, Diagnosticar, Intervir e Orientar. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 3ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-5392-356-0)