Entendendo os Transtornos do Neurodesenvolvimento

 


Os transtornos do neurodesenvolvimento são uma categoria de condições que se manifestam precocemente no desenvolvimento infantil e afetam o funcionamento pessoal, social, acadêmico e ocupacional por toda a vida. Essas condições geralmente têm origens em fatores genéticos e ambientais que impactam o desenvolvimento do cérebro, levando a dificuldades em áreas como comunicação, aprendizado, comportamento e habilidades motoras. 

Os transtornos do neurodesenvolvimento incluem: 

  • TDIs (Transtornos do Desenvolvimento Intelectual) CID11-6A00; 
  • TDF/L (Transtornos do Desenvolvimento da Fala ou da Linguagem) CID-11 6A01; 
  • TEA (Transtorno do Espectro Autista) CID11-6A02 e demais códigos de classificação conforme subtipos (WHO 2021); 
  • TDA (Transtorno do Desenvolvimento da Aprendizagem - altas habilidades/superdotação, hiperlexia, dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia, dispraxia, dislalia e disfasia) CID11- 6A03; 
  • TDCM (Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação Motora) CID11-6A04; 
  • TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) CID11-6A05; 
  • TME (Transtornos do Movimento Estereotipado) CID11-6A06; 
  • TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) CID11- 6C90 – classificado em Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulsos e da Conduta, no entanto pode estar relacionado a uma comorbidade dos Transtornos do Neurodesenvolvimento; 
  • TPS (Transtorno de Processamento Sensorial) sem classificação isolada no CID-11, no DSM-5 está dentro de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades com a possível presença de Hiper ou Hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente relacionados ao paladar, olfato, tato, visão e audição. 

Cada um desses transtornos possui características distintas, mas muitas vezes apresentam sobreposição de sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico e o tratamento. Inclusive, pode acontecer de no mesmo diagnóstico existirem transtornos associados, ou seja, mais de um transtorno existente no indivíduo. 

Não há exames médicos para diagnosticar o transtorno, mas quando os pais se preocupam com os atrasos no desenvolvimento das crianças, eles devem consultar um médico. Ele ou ela pode descartar várias causas médicas em potencial, como problemas auditivos e visuais. Antes que uma criança possa ser diagnosticada, ela deve ser avaliada por um especialista. Essa pessoa pode ser um/uma psicóloga, psiquiatra, neuropsicopedagoga, neuropsicóloga, neurologista pediátrica ou pediatra, psicopedagoga ou neuropedagoga, no entanto não é qualquer profissional destes que é especializado no diagnóstico e tratamento de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento, para ter um diagnóstico e um tratamento efetivo deve procurar um especialista neste assunto. 

O Transtorno do Neurodesenvolvimento também causa variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo. Dependendo do nível da gravidade pode ter comprometida a fala e demais aspectos sensoriais. 


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Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Transtorno do Espectro Autista: Conhecer, Diagnosticar, Intervir e Orientar. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 3ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-5392-356-0)