As fases da idade adulta até a velhice

Os seres humanos passam por 4 fases na vida, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Elas ocorrem dentro do ciclo da vida que possui dois grandes eventos: o nascimento e a morte.

Na idade adulta e na velhice, as mudanças corporais são menores e mais lentas, porém progressivas. É nela que surgem importantes alterações psicológicas, assim como o completo desenvolvimento do sistema nervoso, com o pleno amadurecimento do cérebro. O ser humano passa a entender sua participação na sociedade e na vida, e oferece ao mundo tudo aquilo que construiu nas fases anteriores.

A fase adulta é dividida em 2 etapas:
  • Adulto jovem: dos 21/23 aos 40 anos de idade;
  • Meia idade: dos 40 aos 65 anos.
O corpo humano entre os 30 e os 40 anos de idade atinge o auge de seu desenvolvimento. Para entender melhor, pense em uma flor. Ela inicia seu ciclo de vida toda enrolada e, aos poucos, começa a se abrir, certo? E quando desabrocha fica completamente aberta, ou seja, ela atinge o máximo de seu desenvolvimento. Assim é o ser humano nessa fase, como uma flor aberta, no auge.

Após seu máximo desenvolvimento as flores começam a murchar, o mesmo acontece com o ser humano. Na fase da velhice, o corpo passa por mudanças lentas, porém não como na fase adulta, mas ao contrário.

A definição da velhice é motivo de debate, por causa da melhoria da qualidade de vida que a tecnologia e os avanços na área da saúde proporcionaram. Cada vez mais pessoas atingem os 65 ou 70 anos saudáveis e ainda no mercado de trabalho.

Alguns cientistas dividem a velhice em duas etapas:
  • Idoso jovem: dos 65 aos 75 anos de idade;
  • Idoso mais velho: acima dos 75 anos.
O ser humano conforme avança nessa etapa sente o corpo, aos poucos, diminuir as capacidades, como agilidade, reflexos, audição, visão, etc. Além das alterações na fisiologia, ou seja, no funcionamento do corpo, como por exemplo, o coração bater em uma frequência menor do que a de um adulto de 35 anos.

Os seres humanos passam por diversas mudanças e as etapas do ciclo vital é uma delas. Agora que já entendemos como nos desenvolvemos, enquanto seres humanos, vamos conversar sobre a necessidade de estarmos inseridos em uma família. 

A família tem sido compreendida como o principal espaço de socialização do ser humano. Ela é o espaço onde a criança se desenvolve, cresce, e passa por um longo processo de apropriação da cultura de um determinado povo e de sua sociedade.

É na família que o ser humano encontra amor, proteção e todas as formas de ser e existir.


Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução deste artigo ou parte dele sem prévia autorização da autora. Lei nº 9.610 de 19/02/1998, com alterações dadas pela Lei nº 12.853, de 2013. 

Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. A Infância é Prioridade: a importância do desenvolvimento bio-psico-social.  Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 1ª edição. São Paulo, 2022 (ISBN: 978-65-5392-766-7)